domingo, 28 de junho de 2009

1° BICICLETADA LORENA - 26 JUN 09



A Bicicletada é um movimento sem líderes que acontece em diversas cidades do mundo. Estima-se que mais de 300 cidades realizem suas Bicicletadas (ou Critical Mass, como é chamada em países de língua inglesa). Teve início em São Francisco, nos Estados Unidos, no começo da década de 1990. Chegou ao Brasil no início da década de 2000, em São Paulo, e logo se espalhou para outras cidades. Em Lorena foi realizada a 1° BICICLETADA DE LORENA nesta sexta feira, 26 de junho.
Participaram desta primeira pedalada 32 ciclistas e esperamos um aumento de participantes para a próxima bicicletada de julho, pois o movimento foi aprovado pelos participantes. Se cada ciclista trouxer um amigo, na próxima teremos um número bastante expressivo para um movimento que está apenas começando em Lorena.
Esta primeira Bicicletada foi um passeio curto, de apenas 5 km percorrido em cerca de meia hora, pelas ruas centrais de Lorena, pois o objetivo maior era reunir os ciclistas para um movimento que tem crescido em todo o mundo.O movimento tem como objetivo apresentar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.A opção das cidades em favor do automóvel foi equivocada por tratar-se de um meio de transporte altamente poluidor e destruidor do espaço urbano. Como alternativa, propõe-se a reconversão das cidades para favorecer meios sustentáveis de mobilidade, elegendo a bicicleta e os meios de transporte coletivos como expressão da sustentabilidade. Com cidades tendo um trânsito mais calmo, as pessoas tenderiam a caminhar mais, resgatando os espaços públicos e alcançando um novo conceito de qualidade de vida.Segundo os participantes da Bicicletada, as cidades que mais avançam no mundo são aquelas que estão buscando reduzir o espaço destinado aos automóveis e devolver esses espaços às pessoas, transformando a cidade num ambiente mais agradável de viver.Os malefícios causados pelo
excessivo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis, acidentes e comprometimento de grande parte da
renda das pessoas.Além disso, os deslocamentos de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua num local indesejável de se conviver. Eles também
significam um uso desproporcional das ruas, já que quase todos os carros levam apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas. O automóvel também é um meio de transporte não universalizável, já que seria impossível a existência de um carro para cada habitante do mundo.A bicicleta, por outro lado, é uma excelente alternativa de deslocamento, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite
a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, possui um custo baixo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Mesmo numa cidade de relevo acidentado, a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade.
Porém, a infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e paraciclos, poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias e ciclofaixas são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas.A Bicicletada de Lorena acontece toda última sexta feira de cada mês. Os ciclistas se encontram a partir das 19h00, na Praça da Estação, e saem para pedalar às 20h00. O trajeto é combinado no local entre os presentes. Ninguém é deixado para trás, já que o objetivo é ter um grupo cada vez maior.
Para participar, não é preciso pagar nada. Basta aparecer na hora e local combinado com qualquer meio de transporte movido a propulsão humana: bicicleta, skate, patins, etc. Todos estão convidados! Para mais informações, acesse www.bicicletad.org/lorena ou www.bicicletadalorena.blogspot.com ou visite a comunidade da Bicicletada de Lorena no Orkut.
Veja as fotos da 1° Bicicletada Lorena
Aproveitamos para agradecer o apoio da ACIAL - Associação Comercial, Industrial, Autônomos e Liberais de Lorena, da Bicicletaria Aero Bike, da Prefeiturade Lorena através da Secretaria de Trânsito e da Defesa Civil de Lorena.